A comunidade de Garuva ainda sente os calos nos pés causados pelo último bailão da festança que foi a Garuva + Junina e já tem quem pergunte: e a Festa do Colono?
Tradicionalmente celebrada em julho, um silêncio sobre a realização da festa ainda paira no ar, acompanhados de suspense e drama: a abstinência pela falta de dançar ‘Cor de Caramelo’, o hino da celebração, está fazendo com que moradores do município tomem atitudes nunca vistas antes; veja:

Pipocam nos noticiários locais a divulgação de festas nos municípios vizinhos, festas para todos os lados: tainha, pinhão, chineque, linguiça, tudo; gerando um sentimento de ‘inveja’ em Garuva, como daquele vizinho na Giorgia Paula com grana suficiente para comer alcatra ao som de Terceira Dimensão ÀS 3H DA MANHÃ.
Enquanto aguardamos as divulgações sobre a festividade, lembramos com carinho daqueles momentos tão esperados do evento. Se estamos com saudades de acompanhar nas redes sociais o conflito épico entre parentes de candidatas que não ganharam como rainha da festa, com a tradicional justificativa: “Mas a que ganhou não sabe plantar uma alface” (?) Sim, estamos. Se estamos com saudade de sentir aquele friozinho na barriga com a adrenalina de saber que, quem sabe, a qualquer momento, no meio do bailão, tudo pode ficar escuro e mandarem a gente pra casa (?) Sim, estamos. Se estamos com saudade de acordar domingo de manhã para acompanhar o desfile de tratores e de espectadores com seus pijamas excêntricos polvilhados de remela (?) Sim, estamos.
O fato é que a Festa do Colono tem tudo pra sair ou a atual rainha celebrará, também, o seu jubileu de permanência histórica no cargo.
Visite Garuva: o meme começa aqui.
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc