Iniciativa visa ampliar o consumo junto aos estabelecimentos de pequeno porte
Neste período de desafios econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, a Acredicoop Cooperativa de Crédito e as cooperativas do Sistema Ailos estão realizando uma campanha institucional de valorização do comércio local. A iniciativa visa ampliar o consumo junto aos estabelecimentos de pequeno porte, que costumam ser os mais impactados em situações de crise.
“Se uma pessoa opta por comprar de um negócio localizado no seu bairro ou na sua cidade está estimulando a propagação da economia na região, bem como contribuindo para manter os empregos ativos”, destaca Dirley Francisco Cisz , diretor de Operações da Acredicoop.
Com um conjunto de pessoas pensando e agindo desta forma, os pequenos negócios se fortalecem – e eles representam 52% dos empregos e um terço da riqueza do país. Outro benefício da preferência por negócios locais é a manutenção dos tributos relacionados à compra na economia do próprio município, gerando mais benefícios para os seus cidadãos.
Dirley destaca que desenvolver a cooperação e o senso de comunidade fazem parte dos princípios do cooperativismo e estão na essência da Acredicoop, Com 20 anos de atuação, a cooperativa de crédito do Litoral Norte catarinense desenvolve um conjunto de atividades para estimular o empreendedorismo de seus mais de 35 mil associados e das comunidades onde está presente.
Uma das ações que integram a Campanha Negócio Local lançada em março é a criação do Ailos Aproxima, plataforma de marketplace que contribui com a divulgação e a realização de negócios dos clientes empresariais das 13 cooperativas de crédito. Outra iniciativa voltada para o desenvolvimento dos empreendedores locais e para a qualificação profissional está na plataforma de cursos Progrid em EAD, que oferece mais de 130 opções de aprendizado gratuito para os associados e a sociedade.