Foram cerca de 20 horas de viagem, e centenas de treinos árduos, que levaram os atletas do judô garuvense, membros da Academia Nayuri, aos pódios do Campeonato Pan-americano de Judô, sub 15, 18, 21 e master, e do 20º Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô. Os eventos foram realizados no último final de semana, no município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Juntos, reuniram cerca de mil atletas brasileiros e dos países vizinhos.

Convidados para participar do campeonato pela Nova Liga Catarinense, dos dez judocas garuvenses, oito retornaram para casa com medalhas, sendo cinco de prata, duas de bronze e uma de ouro, conquistada pelo sensei dos atletas Luciano da Silva Cruz.
Luciano destaca que estava há quatro anos sem lutar, e decidiu participar do campeonato para incentivar os alunos, além de ajudar a equipe. “Com muito trabalho, conseguimos nos consagrar campeão. Para mim, foi uma alegria imensa, o resultado já era esperado, pois trabalhamos duro para isso. A equipe está de parabéns”, destacou. Seus três filhos também abrilhantaram o evento, conquistando medalhas de prata em suas categorias.

O sensei enfatiza que a meta, agora, é reforçar o trabalho para poder, no ano que vem, levar mais atletas. “Vou continuar lutando para conseguir mais títulos, isso engrandece o nome de Garuva, engrandece as crianças”, complementou.

O sensei Thiago Criminacio também acompanhou os atletas a Minas e teve um papel especial na competição, como árbitro garuvense. Segundo o instrutor, toda a equipe merece felicitações pelo desempenho e destacou o real propósito do projeto Nova Era, que incentiva os jovens garuvenses a praticar o esporte. “Nossa meta é que os judocas vençam no tatame e fora do tatame, e nós estamos conseguindo isso. Só temos a agradecer a Prefeitura e os patrocinadores”, destacou.

Nos meses de novembro e dezembro, os atletas de Garuva serão homenageados pelas Ligas Catarinense e Paranaense de Judô devido às inúmeras conquistas no ano de 2022.
Veja classificação completa
1° lugar Campeonato Brasileiro: Luciano Da Silva Cruz
2° lugar Campeonato Brasileiro: Luciano Da Silva Cruz Junior
2° lugar Campeonato Brasileiro: Emily Martins da Silva Cruz
2° lugar Pan-americano: Emily Martins da Silva Cruz
2° lugar Pan-americano: Thiago Augusto Criminacio Junior
2° lugar Pan-americano: Kauan Mateus Anastácio Cruz
3° lugar Pan-americano: Vitor Brassanini Neviadonski
3° lugar Pan-americano: Thiago Augusto Criminacio
Texto/Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!